Manutenção Preventiva de Ar Condicionado:
A manutenção Corretiva é a modalidade mais antiga de manutenção. Também conhecida como manutenção reativa, surgiu nos meados do século XIX, durante a Revolução Industrial. Naquela época, manufaturas feitas artesanalmente passaram a ser fabricadas com máquinas, que obviamente quebravam após certo tempo de uso. Após a quebra (daí o nome reativa ) os responsáveis pela manutenção procuravam então corrigir o defeito, colocando os equipamentos novamente na linha de produção. Evidentemente, que os custos deste procedimento são altos (principalmente se somarmos aos custos dos reparos, as paradas inesperadas de produção) o que praticamente levou à obsolescência, a manutenção Corretiva. Hoje em dia, somente em casos muito especiais utilizamos esta técnica. A manutenção corretiva só tem sentido quando estamos trabalhando com equipamentos que possuem reservas e onde os custos de uma modalidade de manutenção mais moderna são superiores à troca do equipamento quebrado. Vários fatores contribuíram para o quase desaparecimento da manutenção corretiva. Um deles, foi o aparecimento natural de uma filosofia mais moderna (manutenção Preventiva), onde a idéia base é trocar componentes de máquinas antes da falha, possibilitando principalmente a eliminação de paradas inesperadas de produção, entre outros. O surgimento da aviação também contribuiu muito para o crescimento da manutenção Preventiva, por um motivo óbvio: no caso das aeronaves, não há a possibilidade de concertos após a quebra.
Manutenção Preventiva é uma evolução da manutenção Corretiva.
A idéia central é trocar componentes de máquinas antes da falha. Para isto, utiliza-se de processos estatísticos que determinam a vida média útil de componentes (rolamentos, engrenagens etc…). Amplamente utilizada nos dias de hoje, é bem eficaz para uma gama enorme de componentes indústrias, porém muito falha e cara também para outra gama enorme de componentes indústrias. Alguns pontos falhos da manutenção Preventiva são vistos abaixo:
– Custos altos com estoque de peças de reposição
– Troca de componentes cuja vida útil real é maiores que a esperada (troca desnecessária)
– Troca de componentes cuja vida real é menor que a esperada (quebra inesperada)
– Inspeções periódicas em equipamentos em bom estado (trabalho desnecessário)
– Estas deficiências da manutenção Preventiva proporcionaram o surgimento de uma nova modalidade de manutenção, cujo objetivo era de se trocar componentes somente quando necessário.
A manutenção Pró-ativa é a engenharia da manutenção. Enquanto a manutenção Corretiva é uma técnica de detecção e correção de falhas (ex: um defeito na pista externa de um rolamento pode ser detectado e seu crescimento acompanhado, através de medições de vibrações mecânicas coletadas na carcaça do mancal), a manutenção Pró-ativa se interessa em saber porque este defeito aconteceu e como eliminar sua causa.
As áreas de investigação Pró-ativa (onde a raiz do problema está plantada) vão desde a concepção do equipamento, passando pelo seu projeto, fabricação, transporte, inspeção, montagem, operação até á manutenção.